(98) 3301-3882

Este Curso de Graduação / Licenciatura visa aprofundar conteúdos relacionados à Educação Infantil e Gestão Educacional mediante utilização de novas tecnologias, metodologias, acervos virtuais e conteúdos contextualizados às demandas da sociedade em transformação no século XXI.

O Curso provocará os estudantes a olharem para o contexto mais abrangente da infância e do ambiente interno e externo das instituições de educação básica de modo a permitir aos mesmos algumas experiências concretas na área que definirem como de sua habilitação.

A ideia do Curso é permitir aos estudantes que eles se desenvolvam numa perspectiva ampliada de formação humana, oportunizando também que as escolas possam vir a se transformar em pontos de educação permanente, a serviço do continuo desenvolvimento humano e territorial. Essa visão dialética permite olhar a escola por dentro e perspectivar sua trajetória para fora dos seus muros.

Na FFI o campo de atuação do Curso de Pedagogia constitui-se das seguintes áreas:

Docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Gestão Educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.

Produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Jovens e adultos concludentes do Ensino Médio ou com outras graduações.

O curso será desenvolvido com os três eixos do tripé institucional: ensino, pesquisa e extensão, sendo que a pesquisa aplicada integrará os eixos da pesquisa e da extensão. 

Na junção do tripé o curso proporcionará integração de conceitos e técnicas capazes de habilitar/ampliar conhecimento dos participantes na gestão de escolas.

Cada curso terá um coordenador de pesquisa para fundamentar, em formato remoto, pesquisas e TCC’s dos alunos.

Apesar de não haver uma exigência de atividades complementares, os alunos serão incentivados a participar de eventos da Faculdade (palestras e seminários), bem como em outras instituições.

O curso disponibilizará recursos de audiovisual, tais como: Data show, TV, vídeo, retroprojetor multimídia, quadro multimídia, celular, bem como material de apoio que será distribuído por meio eletrônico entre professores e alunos e/ou por grupo criado na internet com esse objetivo.

Os alunos terão acesso ao sistema acadêmico Mentor Web para acesso a informações, materiais, avaliações, diálogos com professores e, eventualmente, aulas remotas.

O curso presencial será realizado em ambiente adequado e arejado.

A Coordenação do Curso entende avaliação como processo, diferente do julgamento e o medir sustentados pela concepção tradicionalista de educação, um convite/desafio, portanto, à mudança. Assim sendo, em seguida serão apresentadas as propostas de avaliação pedagógica e avaliação institucional que sustentam este curso.


Avaliação Pedagógica

As avaliações por disciplinas/componentes/atividades serão entendidas como processo, dando liberdade a cada professor de junto aos alunos estabelecer critérios de avaliação do conteúdo, utilizando principalmente uma ou mais de uma forma de avaliação, dentre as quais: provas, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, apresentação de seminários, artigos científicos e participação do aluno nas atividades acadêmicas.

Avaliação Institucional

Os alunos irão avaliar a composição e desempenho do corpo decente, em três momentos específicos, ou seja, no final do módulo I, no final do módulo II e no final do curso. Irão também avaliar a infraestrutura física e o atendimento administrativo prestado pela instituição e pela Coordenação do Curso.

A frequência (75%) será considerada na conclusão de cada disciplina através do diário de classe. Será aprovado o aluno que, além da frequência mínima mencionada e que através das avaliações a que for submetido, obtenha nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina, bem como no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mecanismo de Gestão e Avaliação:

  • A verificação da aprendizagem escolar deve priorizar sua função constitutiva, isto é, diagnóstica, sempre na perspectiva de inclusão do aluno na direção de obter, cada vez mais, melhores resultados no processo de construção do seu aprender e do seu saber, entendido este processo enquanto ato que o sujeito exerce sobre si mesmo.
  • Os graus poderão variar de 0 (zero) a 10 (dez), aceitando-se, apenas, aproximação de décimos, ou seja, apenas de uma casa decimal. Havendo apenas uma avaliação individual, que deverá ser formal e documentada, esta será a Nota Final da disciplina/módulo.

 

O aluno será considerado aprovado se:

  • Obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades acadêmicas de cada disciplina/módulo (critério de assiduidade); e
  • A nota final que expressar o aproveitamento do processo de ensino- aprendizagem for igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo e, inclusivamente, no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Monografia Científica (TCC) em virtude da natureza eminentemente teórica.

A monografia será realizada pelo aluno sob a orientação de um professor qualificado e integrado ao corpo docente do curso.

A monografia só poderá ser realizada após a conclusão das diferentes disciplinas.

O tema da monografia deverá, necessariamente, estar relacionado às áreas do curso, sendo o orientador vinculado à área.

A orientação metodológica da monografia obedecerá às normas trabalhadas na disciplina Metodologia Científica, observando-se os critérios oficiais adotados.

A monografia será avaliada pelo professor orientador a partir de dois vetores principais: a atualização do tema no momento atual e a revisão bibliográfica de qualidade no desenvolvimento e apresentação do trabalho.

Após a conclusão da monografia pelo aluno, uma cópia ficará arquivada na Biblioteca devidamente registada para ser consultada por todo o corpo discente dos diferentes cursos da instituição e de outras instituições, bem como pela comunidade em geral.

O TCC obedecerá ao estabelecido nas Instruções Normativas da FFI.

Atendidos os requisitos do curso, será oferecido um Certificado de Graduação com validade nacional.

MATRIZ CURRICULAR
COORDENAÇÃO GERAL
COORDENAÇÃO DE PESQUISA
CARGA HORÁRIA
Pedagogia

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