Professora Maria de Fatima Felix Rosar em interlocução com Professora Fabiana de Cassia Rodrigues desfia linhas sobre a educação brasileira

Durante a Roda de Conversa sobre a história da educação, realizada pela FFI e Histedbr – MA, foi lançado o livro da Profa Fabiana Cassia rodrigues sobre o resultado de sua pesquisa sobre os debates realizados na origem da Nova República: a defesa da escola pública em produtos editoriais de 1978 a 1985.

Durante o evento, a Profa. Maria de Fatima Felix Rosar, uma das responsáveis pelo projeto educativo do Curso de Pedagogia da FF, na sua forma densa e gentil foi didaticamente desfiando histórias sobre a educação, em interlocução com a Profa. Fabiana de Cassia sobre as histórias mais recentes no processo de escrita do livro.

A Professora Maria de Fatima faz parte da história de luta por uma educação pública de qualidade social para maranhenses e brasileiros. Antes de contribuir com a organização da pesquisa e do ensino no Grupo Formação, ela atuou como docente na Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, realiza pesquisas e coordena no Maranhão o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) cuja coordenação geral encontra-se no Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas.

O lançamento do livro, com noite de autógrafo da Profa. Fabiana, possibilitou o diálogo sobre a construção do posfácio elaborado pela Profa. Maria de Fatima. E como sempre, olhando para os mais jovens presentes na Roda, ela foi didática, voltou-se para os
que estão iniciando a sua trajetória como pedagogo, educador, professor, pesquisador.

É sempre com muito respeito e gratidão que a FFI compartilha pensamento e reflexão dessa grande pesquisadora brasileira.