Curso de Pedagogia realiza Seminário de Educação

Dias 25 e 26 de agosto de 2023 o Curso de Pedagogia realizou mais um seminário organizado por professores e alunos.

Os objetivos do Seminário foram promover encontros e debates entre docentes e discentes do Curso de Pedagogia da FFI e compartilhar experiências de ensino, pesquisa e extensão.

Com a Palestra “Direitos Humanos e a Realidade Brasileira”, a Profa. Ms. Diane Pereira Sousa revisitou conceitos e a possibilidade que está para além dos lugares onde vivemos. O que podemos desvelar quando nos encontramos, trocamos ideias, viajamos, conhecemos a cultura de outros povos. Como os direitos humanos são vistos em nossa realidade e em outras realidades.

O Prof. Dr. Domingos Savio Cordeiro e a Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral abriram a roda para o diálogo com os alunos sobre “o idoso na pauta de educação”. A questão apresentada foi: – vamos desenhar e experimentar uma proposta inovadora?
Os dois professores, a partir de suas próprias vivências, convidaram os alunos para ingressarem na iniciação científica e prosseguirem sua vida acadêmica cada vez mais inquietos.

A FFI oferta aos alunos aulas de inglês e foi exatamente sobre a importância da Língua Estrangeira para a vida, o trabalho e os intercâmbios dos estudantes que a Profa. Isabela Cabral aprofundou sua reflexão.

O primeiro dia do Seminário encerrou com o estudante Rômulo Reis realizando uma oficina de literatura de cordel.

O segundo dia do Seminário iniciou colocando o movimento estudantil em pauta. Os estudantes Denis Railson, Maria Eduarda e Sara Sousa, que estiveram no Congresso da Une foram convidados a contar o que vivenciaram nesse importante evento. Foi um momento emocionante e os professores e alunos presentes estavam contentes de verem três alunos do curso de Pedagogia da FFI representando a IES no Congresso.

A Profa. Marianne Sousa Serra explicou no Seminário como funcionam os Núcleos Comunitários de Esporte e Lazer que são também laboratórios lúdicos do Curso de Pedagogia. Durante sua fala, provocou os alunos a se inscreverem para Jogos os Universitários, pela FFI.

A Profa. Esp. Cristiane Sousa Cabral fez uma palestra sobre a Saúde do Jovem frente aos desafios enfrentados na pós-pandemia.

A última parte do Seminário foi dominada pelos alunos que participaram de uma Mesa de Iniciação Científica com o tema “Fala os Discentes”.

Os temas abordados foram os seguintes:

Tema 1 – Inclusão Social nas Escolas Públicas: Realidade no Município de Palmeirândia
Queren Verlane

Tema 2 – Os Quilombos na Cidade de Alcântara: trocando ideias e experiências vivenciadas a partir de um trabalho acadêmico.
Suelen Pedrosa
Adrielly Cristhiny

O Seminário foi encerrado com o forte desejo de que o próximo já esteja pertinho.