Entrevista realizada pelo Instituto Formação / Incubadora de Artes, Mídias e Tecnologias
Em 2014, o Instituto Formação idealizou os Ciclos de Debates em Educação, com o tema “O Plano Nacional de Educação e Muito Mais”. O objetivo foi gerar reflexões sobre a educação maranhense e sua relação com o Plano Nacional de Educação e com os respectivos Planos Estadual e Municipal.
Os ciclos foram realizados em parceria com o UNICEF e a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) em São Luís. Para falar mais sobre essa iniciativa, entrevistamos a diretora administrativa do Instituto Formação, Regina Cabral, responsável pela sua concepção e coordenação.
Regina, o que é o Ciclo de Debates?
Regina Cabral: É um ciclo de diálogo entre profissionais da área da educação sobre determinados assuntos pertinentes à Educação Básica do Estado. Com o tema “O Plano Nacional de Educação e MUITO MAIS”, os ciclos, além de tratarem das vinte metas estabelecidas pelo Governo Federal, fomentam a necessidade de se pensar uma educação libertadora de qualidade para elevar o Brasil enquanto potência econômica, sobretudo no estado do Maranhão.
Qual o objetivo do Ciclo?
RC: Alimentar o debate sobre temas importantes. É muito fácil, por conta das rotinas, as pessoas ficarem acomodadas em determinados conhecimentos. O ciclo vem para sacudir os profissionais da educação, oxigenar e alimentar esse pensamento além de atualizá-los sobre as novidades que aparecem todos os dias. O conhecimento o tempo inteiro está sendo atualizado e o Ciclo de Debates trata sobre o quadro atual da educação na sociedade maranhense, as novas conjunturas, os desafios da educação pública e a partir disso é possível dar passos em direção a uma educação mais qualificada.
Como nasceu a proposta do ciclo? E qual a importância da sua realização para o Formação?
RC: Essa concepção do ciclo nasce do compromisso e preocupação permanente do Instituto Formação com a elevação da qualidade da educação no Maranhão. Independente de não termos um orçamento específico para essa ação, o Instituto tem sempre como pauta aquilo que podemos fazer, enquanto contribuição para a qualidade da educação pública. Foi assim em 2014, quando nós definimos algumas temáticas importantes para serem aprofundadas pelos ciclos: a alfabetização, a educação infantil e a educação integral.
Os Ciclos foram realizados apenas na capital maranhense?
RC: Sim. Todos os ciclos foram realizados em São Luís com profissionais da rede municipal de educação. O publico alvo era formado por diretores de escolas, técnicos e professores, ou seja, disseminadores de informações que possam repassar o conteúdo discutido nos encontros para os professores da Rede Pública de Ensino.
Qual a contribuição dessa iniciativa, realizada em parceria com o UNICEF e a SEMED São Luís, para o sistema de educação municipal?
RC: Uma escola para que seja de qualidade é fundamental o papel do professor e do diretor como apoiadores nas dimensões financeira, administrativa e pedagógica, bem como facilitadores do fluxo do conhecimento, que precisa chegar cada vez mais denso e consistente dentro da sala de aula. O UNICEF, o Formação e a SEMED com esses momentos breves de diálogos tinham como objetivo que esses temas relevantes a educação chegassem a esses professores. O que pretendíamos? Alimentar permanentemente o conhecimento, olhar para outros pontos, entender o que se faz e mais ainda o que precisa se fazer como profissional da educação, ou seja, as três organizações juntas contribuíram fomentando esse debate.
Quais foram os resultados do ciclo de debates?
RC: Os ciclos resultaram em outros debates similares. O ciclo de alfabetização, por exemplo, agrupou os profissionais para aprofundarem a discussão sobre essa questão. Enquanto isso, o ciclo de educação integral resultou na elaboração de propostas de construção de polos de escolas para educação integral*. O projeto Olimpíadas do Brincar ao Jogar, o curso de Pós Graduação em Alfabetização e de Gestão e Docência da Educação Infantil oferecidos pelo Formação Faculdade Integrada surgiram dos ciclos de debates. Várias outras ações e projetos realizados com a SEMED também nascem a partir desse momento de debate conjunto.