O curso fornecerá informações sobre projetos educativos para o Ensino Fundamental, a partir de uma proposta atual baseada nas recentes legislações e diretrizes direcionadas à educação contemporânea e aos atuais cenários vividos no contexto das novas Revoluções Industriais e do pós-pandemia da Covid-19.
O ambiente educacional, sem dúvida, é um dos mais impactados pelas diversas mudanças decorrentes de um mundo cada vez mais incerto. O MBA em Produção de Material Didático Complementar, da FFI, está voltado para preparar professores alfabetizadores.
Nessa perspectiva, a formação em alfabetização, letramento e novas tecnologias tem suas bases estruturadas em um modelo de educação comprometido com a qualidade do trabalho realizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental (regular e EJA).
Assim, a formação em alfabetização problematiza a função docente e suas relações com o contexto social, de modo que estes sejam capazes de articular, com competência, os sujeitos, os recursos físicos e tecnológicos e a comunidade escolar para o alcance dos objetivos educacionais: alfabetização e fluência leitora e escritora, neste caso específico. O curso fornecerá informações sobre produção de material didático complementar para o Ensino Fundamental, a partir de uma proposta atual baseada nas recentes legislações e diretrizes direcionadas à educação contemporânea e aos atuais cenários vividos no contexto das novas Revoluções Industriais e do pós-pandemia da Covid-19.
Este MBA contribuirá na formação dos participantes para atuarem de forma eficiente na alfabetização dos alunos, considerando aspectos pedagógicos, psicopedagógicos, culturais, cognitivos, sociais e tecnológicos, que envolvem o processo educacional nessa etapa da aprendizagem.
O curso vai além do espaço da sala de aula e dos conhecimentos técnicos sobre alfabetização, não expandindo a perspectiva profissional apenas com estudos das teorias, mas com análise de casos e experiências concretas, gerando oportunidades de novas experiências na Rede Municipal.
Perfil do Profissional
Espera-se que os estudantes do MBA possam
OBJETIVO GERAL:
O MBA em Alfabetização, Letramento e Novas Tecnologias tem como objetivo principal a formação de alfabetizadores com conhecimentos atualizados sobre o tema da pós-graduação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Professores da Rede Pública e Privada.
Este MBA está organizado em três módulos. Cada módulo é constituído por um conjunto de conteúdo ministrado em modalidade híbrida, com 40% de atividades presenciais (aulas, seminários e oficinas); 20% de atividades remotas (aulas e seminários); 40% de pesquisa de campo aplicada e produção de TCC.
Todos os docentes têm atuação prática relevante na área educacional, com foco na alfabetização.
A metodologia do curso está fundamentada na interação entre teoria e prática, com o objetivo de desenvolver nos alunos o pensamento crítico e habilitar a busca por soluções, tanto nas atividades atuais quanto futuras, construindo o conhecimento para encarar desafios presentes no exercício da profissão, em tempo real.
O curso será desenvolvido com os três eixos do tripé institucional: ensino, pesquisa e extensão, sendo que a pesquisa aplicada integrará os eixos da pesquisa e da extensão.
Na junção do tripé o curso proporcionará integração de conceitos e técnicas capazes de habilitar/ampliar conhecimento dos participantes na gestão de escolas.
Cada curso terá um coordenador de pesquisa para fundamentar, em formato remoto, pesquisas e TCC’s dos alunos.
Apesar de não haver uma exigência de atividades complementares, os alunos serão incentivados a participar de eventos da Faculdade (palestras e seminários), bem como em outras instituições.
O curso disponibilizará recursos de audiovisual, tais como: Data show, TV, vídeo, retroprojetor multimídia, quadro multimídia, celular, bem como material de apoio que será distribuído por meio eletrônico entre professores e alunos e/ou por grupo criado na internet com esse objetivo.
Os alunos terão acesso ao sistema acadêmico Mentor Web para acesso a informações, materiais, avaliações, diálogos com professores e, eventualmente, aulas remotas.
O curso presencial será realizado em ambiente adequado e arejado.
Seleção dos candidatos – O processo seletivo inclui duas etapas: uma pré-inscrição feita pelos profissionais que demandam o curso e a matrícula mediante análise de critérios mínimos que abrangem:
Documentação necessária: Curriculum Vitae resumido, Cópias do RG, CPF e do Diploma ou Certificado de Conclusão e do Histórico Escolar da Graduação; Duas cartas de Recomendação de professores ou de profissionais ligados à área de atuação do candidato.
A Coordenação do Curso entende avaliação como processo, diferente do julgamento e o medir sustentados pela concepção tradicionalista de educação, um convite/desafio, portanto, à mudança. Assim sendo, em seguida serão apresentadas as propostas de avaliação pedagógica e avaliação institucional que sustentam este curso.
Avaliação Pedagógica
As avaliações por disciplinas/componentes/atividades serão entendidas como processo, dando liberdade a cada professor de junto aos alunos estabelecer critérios de avaliação do conteúdo, utilizando principalmente uma ou mais de uma forma de avaliação, dentre as quais: provas, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, apresentação de seminários, artigos científicos e participação do aluno nas atividades acadêmicas.
Avaliação Institucional
Os alunos irão avaliar a composição e desempenho do corpo decente, em três momentos específicos, ou seja, no final do módulo I, no final do módulo II e no final do curso. Irão também avaliar a infraestrutura física e o atendimento administrativo prestado pela instituição e pela Coordenação do Curso.
A frequência (75%) será considerada na conclusão de cada disciplina através do diário de classe. Será aprovado o aluno que, além da frequência mínima mencionada e que através das avaliações a que for submetido, obtenha nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina, bem como no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Mecanismo de Gestão e Avaliação:
O aluno será considerado aprovado se:
Monografia Científica (TCC) em virtude da natureza eminentemente teórica.
A monografia será realizada pelo aluno sob a orientação de um professor qualificado e integrado ao corpo docente do curso.
A monografia só poderá ser realizada após a conclusão das diferentes disciplinas.
O tema da monografia deverá, necessariamente, estar relacionado às áreas do curso, sendo o orientador vinculado à área.
A orientação metodológica da monografia obedecerá às normas trabalhadas na disciplina Metodologia Científica, observando-se os critérios oficiais adotados.
A monografia será avaliada pelo professor orientador a partir de dois vetores principais: a atualização do tema no momento atual e a revisão bibliográfica de qualidade no desenvolvimento e apresentação do trabalho.
Após a conclusão da monografia pelo aluno, uma cópia ficará arquivada na Biblioteca devidamente registada para ser consultada por todo o corpo discente dos diferentes cursos da instituição e de outras instituições, bem como pela comunidade em geral.
O TCC obedecerá ao estabelecido nas Instruções Normativas da FFI.
De acordo com as exigências da legislação educacional (Resolução CNE/CES nº 1 de 03 de abril de 2001), o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. Atendidos os requisitos do curso, será oferecido um Certificado de Pós-graduação Lato Sensu com validade nacional, emitido pela Formação Faculdade Integrada.
Faça a pré-matrícula do curso no botão ao lado.
Mantenedora
Instituto Maranhão Amazônia de Ensino Superior LTDA
CNPJ
24.496.410/0001-33
Campus Principal
Rua das Limeiras, Quadra D, Casa 14, Jardim Renascença. São Luís – MA
CEP: 65075-260
(98) 3301-3882
(98) 99908-2934
[email protected]
Edifício Comercial Mendes Frota, Salas 602, 607, 612, Av. Ana Jansen, Ponta D’Areia. São Luís – MA CEP: 65076-730
(98) 98235-5585
Anexo Campus Limeiras
Rua Santa Maria, 23, Alegria Maracanã, São Luis – MA
Ferramentas de Acessibilidade