(98) 3301-3882

MBA em Esporte Educacional

Cultura corporal do movimento humano, corpo e saúde; Definição e classificação dos jogos e brincadeiras; Políticas públicas relacionadas ao contexto do Esporte Educacional; Fundamentos Pedagógicos no contexto Educacional; Elaboração de Projetos Incentivados.

  360h – 36h/mês – 5 módulos

A Formação Faculdade Integrada (FFI) é uma instituição de caráter privado, criada e mantida pelo Instituto Maranhão Amazônia de Ensino Superior (IMAES). Nasce comprometida em oferecer educação superior de qualidade social, contextualizada e integrada ao desenvolvimento territorial e às novas tecnologias do século XXI, no âmbito da Indústria 4.0 e de seus desdobramentos.

A IES tem como missão pesquisar, produzir, difundir e aplicar conhecimentos, articulando ensino, pesquisa, extensão e garantindo formação acadêmica e profissional, orientada por preceitos e valores éticos, humanísticos e técnico-científicos.

Para a FFI, todas as pessoas, independente de etnia, origens socioeconômicas e geográficas podem aprender e se desenvolver plenamente, desde que tenham garantidas oportunidades, no âmbito da família, do estado e de instituições existentes na sociedade. A partir dessa perspectiva, tem como projeto tornar-se uma instituição de referência nas suas unidades de ensino, considerando o tripé ensino, pesquisa e extensão e priorizando o contexto social, a disseminação de conhecimentos clássicos e tecnológicos, universais e contemporâneos bem como o diálogo com outras instituições nacionais e internacionais. Tem um olhar atento para as transformações deste século. As metodologias que adota são inovadoras e com uso de tecnologias avançadas, mesmo quando as suas unidades estão localizadas em contextos menos urbanos.

O processo de credenciamento para a modalidade presencial foi analisado pelo Conselho Nacional de Educação, que emitiu o parecer 752/2018, encaminhando o processo de criação da FFI para o MEC, que assinou a Portaria nº 580, publicada no Diário Oficial da União, em 13 de março de 2019.

Em 2020, a IES inaugurou uma nova unidade educacional, em Peri Mirim, onde funcionam, desde 2021, especializações e cursos técnicos. Essa unidade está localizada em uma área de 600 hectares, de propriedade do Grupo Formação (FCAEB e FFI), aberta para a realização de cursos ofertados pela FFI. Em médio prazo, será o maior campus da FFI, considerando a sua área geográfica. É área de floresta amazônica, preservada pelas instituições.

A FFI possui autorização para ministrar o curso de Pedagogia presencial, concedida por meio da Portaria MEC nº 140, de 21/03/2019, publicada no Diário Oficial da União de 22/03/2019.

No âmbito legal, as áreas de atuação acadêmica da Formação Faculdade Integrada – FFI encontram suas bases nos pressupostos atuais da educação superior brasileira, os quais são respaldados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, mais especificamente em seu artigo 43.

Complementarmente, a FFI atende ao contido no Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino, bem como nas demais leis pertinentes. No tocante ao ensino na modalidade a distância, a IES atende ao Decreto nº 9.057/2017, que dispõe sobre as normas para o credenciamento e oferta de cursos superiores a distância.

A FFI possui, desde sua implantação, objetivos e projetos definidos, que buscam, por meio da integração e harmonia entre direção, discentes, docentes e colaboradores, atingir qualidade e excelência em produtos e serviços, procurando atender às necessidades de um mundo em transformação.

Proporcionar o desenvolvimento integral da pessoa, sua formação para o exercício da cidadania, a prática do lazer e lidar com a variedade de públicos, sendo estes tanto formados quanto do 1° ao 5° ano, onde o mesmo utiliza das diferentes práticas corporais com objetivo educativo, buscando à formação integral das crianças e adolescentes, sem ênfase competitiva, sem objetivo de seletividade, entendendo sua realidade sociocultural, os considerando como
indivíduos capazes de fazer mudanças em sua comunidade, os empoderando e proporcionando cidadania e dignidade.

Específicos

● Promover inclusão social;
● Criar espaços de empoderamento;
● Como viver com a diversidade;
● Melhorar as habilidades motoras;
● Diminuir a evasão escolar;
● Educar pelo esporte e para o esporte;
● Conhecer e vivenciar novas metodologias;
● Dominar as técnicas e táticas das modalidades esportivas.

Este MBA em Esporte Educacional visa fomentar o conhecimento nesta área, tratando das características e peculiaridades da pedagogia do esporte, das modalidades esportivas e das características do jogo, bem como aspectos do corpo e corporeidade relativos a vertente educacional do esporte, pautados na produção científica e acadêmica da Educação Física.

Foca-se nas possibilidades existentes para o esporte educacional, inclusive com parte prática desenvolvida diretamente nas Redes Municipais onde os alunos do curso atuam como docentes.

Um dos módulos orienta os alunos/docentes na elaboração de projetos incentivados e outros projetos.

  • A nota média de cada módulo = soma das questões acertadas/número de aulas;
  • O aluno para ser certificado pelo MBA precisa realizar no mínimo um evento na Rede Municipal de Educação de seu município e ter o mínimo de 75% de aprovação nos módulos.
  • A avaliação/aplicação do evento de esporte no município se dá pela seguinte estrutura: planejamento + execução + relatório = produto do evento.
  • A avaliação total do curso de MBA = média das perguntas respondidas por módulo + nota do elemento final (evento na Rede Municipal) / 2.
  • Recursos físicos e virtuais: salas de aulas, escolas, quadra poliesportiva, campo, auditório, computador, datashow, som, ambiente virtual;
  • Recursos materiais: bolas, cones, elásticos, tatames, bambolês, datashow, som, computadores/celulares;
  • Recursos humanos: palestrantes, professores, tutores.

De acordo com as exigências da legislação educacional (Resolução CNE/CES nº 1 de 03 de abril de 2001), o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. Atendidos os requisitos do curso, será oferecido um Certificado de Pós-graduação Lato Sensu com validade nacional, emitido pela Formação Faculdade Integrada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
COORDENAÇÃO GERAL
COORDENAÇÃO DE PESQUISA
MBA em Esporte Educacional

Faça a pré-matrícula do curso no botão ao lado.

Vestibular Agendado
Nome Completo
Nome Completo
Nome
Sobrenome
Opção sujeita a confirmação. FIque atento a seu e-mail.
Local de realização da prova?

Pular para o conteúdo