(98) 3301-3882

Pesquisa aplicada em São José de Ribamar como resultados dos MBA’s

A Prefeitura de São José de Ribamar oferta aos professores, gestores e funcionários da Rede Municipal de Educação, através da SEMED, os seguintes MBAs:

  • MBA em Alfabetização, Letramento e Novas Tecnologias
  • MBA em Currículo, Avaliação e Planejamento
  • MBA em Gestão Educacional
  • MBA em Gestão Escolar
  • MBA em Produção de Material Didático Complementar
  • MBA em Projetos Educativos e Metodologias Híbridas

Dados dos cursos

Matrículas392
Ativos379
MBA Alfabetização109
MBA Currículo52
MBA Produção de Material38
MBA Projetos Educativos55
MBA Gestão Educacional49
MBA Gestão Escolar76
Projetos de Pesquisa104

Esses cursos iniciaram em 2022 e terão os TCCs apresentados em agosto/setembro 2023. Segundo a Diretora da FFI, Profa. Dra. Regina Cabral, esses cursos, concebidos e coordenados por professores da FFI e professores convidados, apresentam um desenho próprio de nossa instituição. Já realizamos outros cursos de especialização na área da educação, mas esses foram planejados pensando na formação continuada de professores e gestores. Como verticalizar conhecimento para dentro da Secretaria, das escolas e das salas de aula tem sido nosso objetivo, além de sempre valorizar a autonomia dos professores”.

Para a coordenadora dos MBAs de Gestão Educacional e Gestão Escolar, Profa. Ma. Nadya Dutra, “o desenho que a FFI vem formatando a partir da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar, oferece uma agenda formativa de qualidade firmando suas bases na realidade, nas experiências e nas pessoas que fazem educação no território. Seja na prática docente, seja na gestão ou mesmo na produção de materiais que trarão referências da vida, da cultura e das pessoas do local. Esse desenho é, apesar de extremamente necessário, uma inovação pedagógica, porque se afasta do que está pronto, do que se imagina ser mais adequado como modelo formativo”.

Há uma crença de que o conhecimento do professor não é suficiente para dar conta dos desafios da educação. Mas, Cabral afirma que “se não acreditarmos que os conhecimentos que os professores constroem na graduação não ajudam em sua profissão, estamos apostando na falência de todo um sistema. A questão não é que os professores não estejam construindo conhecimentos adequados, mas que tem se construído, fora da academia, rasas teses de que o conhecimento que serve é o das consultorias externas, sobretudo verticalizando do Sul para o Norte do país” o que ela discorda. “Da mesma forma como precisamos acreditar nos alunos para que eles se desenvolvam mais rapidamente, precisamos acreditar na capacidade do professor e da professora para que a educação dê saltos. Respostas para problemas de aprendizagens e outros do contexto da educação são mais bem solucionados por quem está dentro das instituições. Esses, precisam ser acionados da forma correta”.

Aproveitamos para compartilhar os temas dos projetos de pesquisa dos alunos da FFI dos seis cursos, que estão em fase inicial de investigação e aplicação.

TEMAS DE PROJETOS DE PESQUISA

  1. SUBSÍDIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DEFINIÇÃO E DIFERENÇAS
  2. OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO (2020-2021)
  3. ENSINO TRADICIONAL X CONSTRUTIVISTA: A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO
  4. ALFABETIZAÇÃO E MULTILETRAMENTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO 5.0 NOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
  5. A POSSIBILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS NAS ESCOLAS DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
  6. TECNOLOGIA E MATEMÁTICA NO COTIDIANO ESCOLAR
  7. O GÊNERO TEXTUAL LENDA EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O RESGATE DA HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MA
  8. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  9. DIFICULDADES METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E O IMPACTO DAS FERRAMENTAS COLABORATIVAS EM ALGUMAS TURMAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MA
  10. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E OS SEUS DESAFIOS NO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS
  11. ALFABETIZAÇÃO PÓS PANDEMIA: DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM
  12. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 1º ANO DAS SÉRIES INICIAIS DA EM PRIMEIROS PASSOS (ANEXO)
  13. ALFABETIZAÇÃO E MULTILETRAMENTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO 5.0 NOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
  14. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ATUAL CENÁRIO DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO MEIO FACILITADOR NA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO.
  15. ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
  16. OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19 NO 3º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL RESIDENCIAL OLÍMPICO
  17. USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
  18. ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE MINIPROJETOS DE LETRAMENTO: UMAPROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  19. A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E O USO DA TAXINOMIA DE BLOOM NO PROCESSO DA AVALIAÇÃO
  20. A APLICAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL
  21. ALFABETIZAÇÃO PARA OS ALUNOS COM DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM PÓS PANDEMIA
  22. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PÓS-PANDEMIA EM RELAÇÃO A EVASÃO ESCOLAR E RETROCESSO NA APRENDIZAGEM NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
  23. AS CONTRIBUIÇÕES DA SEMANA PIT STOP DE ALFABETIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
  24. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PROGRAMA TEMPO DE APRENDER COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR A ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
  25. APRENDIZAGEM COLABORATIVA E TAXONOMIA DE BLOOM: PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA
  26. ALFABETIZAÇÃO DE MÃOS DADAS: FAMÍLIA E ESCOLA.
  27. O PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
  28. INFANTIL: UM OLHAR SOBRE DIFERENTES PRÁTICAS DE ENSINO
  29. A INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS: UMA PERSPECTIVA DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  30. AS CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
  31. A IMPORTÂNCIA DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR
  32. UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA D BRINCAR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA DE CRIANÇAS COM 05 ANOS
  33. INCLUSÃO DIGITAL: O HÁBITO DA LEITURA PARTINDO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS USANDO O PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.
  34. ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS NA REDE DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR- MA: INTERVEÇÃO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER COM ABORDAGENS CIENTÍFICAS.
  35. PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: ESTUDO EXPLORATÓRIO REALIZADO COM DOCENTES E GESTOR DA ESCOLA MUNICIPAL LICEU RIBAMARENSE I E ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ GREGÓRIO BOTÃO.
  36. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER PARA OS ESTUDANTES DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL GONÇALVES DIAS EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR.
  37. ANÁLISE DO FUNDEB NO OFERECIMENTO DE MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO DE INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSE DE RIBAMAR ENTRE OS ANOS DE 2015 A 2020
  38. METODOLOGIAS ATIVAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
  39. A IMPORTÂNCIA DO FUNDEB PARA AS ESCOLAS COMUNITÁRIAS CONVENIADAS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MA
  40. O FUNDEB E SEU DESEMPENHO COMO POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO BIÊNIO 2021-2022, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MA.
  41. BATALHÃO DE PRATA: UM OLHAR SOBRE O BUMBA MEU BOI DO QUILOMBO JUÇATUBA
  42. DIVERSIDADE E INCLUSÃO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  43. ATRIBUIÇÕES DA GESTÃO NA INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO EFETIVA NA ESCOLA MUNICIPAL DUNCHES DE ABRANCHES EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR.
  44. DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA PANDEMIA EM DOCENTES E DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LÊDA CHAVES TAJRA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR- MA
  45. PROJETO DE PESQUISA: BULLYING – O GRITO SILENCIOSO QUE PRECISAMOS OUVIR
  46. A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DR. FIQUENE ENTRE 2004 E 2020
  47. A IMPORTÂNCIA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA REDE DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR NA ESCOLA ACTO JUVENCIO DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA
  48. DESIGNER EDUCACIONAL: O PROFISSIONAL DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
  49. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO CONTEÚDO CURRICULAR
  50. BULLYING: A FACE OCULTA DE UM RELACIONAMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR
  51. O PROCESSO DE FOSSILIZAÇÃO COMO MÉTODO PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  52. EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE: O MAU USO DOSOLO NO BAIRRO DO PARQUE JAIR NO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
  53. QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES EM TRABALHO HOME-OFFICE NA PANDEMIA DE COVID-19: RECORTE DE UMA VIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFª MARIA ELISA ALMEIDA SILVA
  54. CARTOGRAFIA LINGUÍSTICA DE TERREIROS EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A MEMÓRIA RIBAMARENSE A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO AFRO-INDÍGENA.
  55. PROJETO DE COMBATE AO BULLYING
  56. BULLYING ESCOLAR: A VIOLÊNCIA SILENCIOSA QUE ALIENA O EDUCANDO
  57. EVASÃO ESCOLAR NA EJA NAS E.M. HUMBERTO DE CAMPOS E E.M. SÃO JOSÉ DE RIBAMAR.
  58. EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: DIFICULDADES DO PROFESSOR NA INSERÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  59. DESAFIOS NO ENSINO EJA- A NECESSIDADE DE CONSIDERAR AS CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS DOS ALUNOS
  60. UMA ROSEIRA CHAMADA MAIOBA: ALFABETIZAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
  61. INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: UM DESAFIO ENFRENTADO PELAS ESCOLAS.
  62. O USO DE DROGAS NAS ESCOLAS E A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NOS ENSINOS FINAIS.
  63. PARADIDÁTICO NAS SÉRIES FINAIS DO EF
  64. TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS A PARTIR DA OBRA “O CORTIÇO” DE ALUÍSIO AZEVEDO.
  65. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS.
  66. USO DE MÍDIAS DIGITAIS CONECTADAS: ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – MA
  67. A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDATICOS EM SALA DE AULA
  68. DESAFIOS PARA UTILIZAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  69. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES FUNDAMENTAIS A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
  70. PRODUÇÃO TEXTUAL NO CONTEXTO DE SALA DE AULA: ANÁLISE CRÍTICA DO PORQUÊ E PARA QUE OCORREM AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS FINAIS
  71. PROJETOS DIDÁTICOS: POR UMA LEITURA E ESCRITA DE QUALIDADE.
  72. O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E ESCRITA
  73. PROJETO DE LEITURA: SACOLA VIAJANTE
  74. MINHA! SUA! NOSSAS RAÍZES! CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, NA VALORIZAÇÃO DA ARTE E CULTURA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR.
  75. PROJETO MEMÓRIAS DE NOSSA GENTE
  76. MEMORIAS DA NOSSA GENTE: O ONTEM X HOJE: UMA ANÁLISE HISTÓRICA ATRAVÉS DE REGISTOS FOTOGRÁFICOS COMO RECURSO METODOLÓGICO.
  77. MEMORIAS DA NOSSA GENTE: A HISTÓRIA LOCAL E OS RELATOS ORAIS
  78. PROJETO DE PESQUISA APLICADA MEMÓRIAS DA NOSSA GENTE: A IDENTIDADE DO POVO RIBAMARENSE
  79. COMO CURRÍCULO ESCOLAR NO 5º ANO DOS ANOS INICIAIS
  80. MEMÓRIAS DE NOSSA GENTE: SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, IDENTIDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO
  81. A IMPORTÂNCIA DAS BELEZAS E CULTURA DO POVO RIBAMARENSE
  82. SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: ONTEM E HOJE, UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
  83. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) E O DIREITO A
  84. EDUCAÇÃO
  85. A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA BRASIL NA ESCOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS NA ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
  86. PDDE – EDUCAÇÃO CONECTADA
  87. INCLUSÃO ESCOLAR: CONTEXTO HISTÓRICO, TEÓRICO E CONSIDERAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
  88. AVALIAÇÕES EXTERNAS – SAEB E SEAMA: UM ESTUDO NO CMCB3 E.M. LICEU RIBAMARENSE II
  89. IDEB COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DE RESULTADOS NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CÂMARA
  90. FERREIRA EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR- MA.
  91. IDEB DAS ESCOLAS DE SÃO JOSE DE RIBAMAR: INFLUÊNCIA DOS EFEITOS DOS RESULTADOS DO IDEB DA ESCOLA MUNICIPAL PARQUE VITÓRIA TENDO COMO BASE A ESTATÍSTICA DO ANO LETIVO DE 2021
  92. SISTEMA DE MONITORAMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
  93. STATUS INTERACIONISTA GERENCIAIS – SIG:
  94. PERSPECTIVAS DAS NOVAS TIC´S NA SEMED SJR
  95. A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO ESCOLAR ATUANTE: INTERVENÇÕES NECESSÁRIAS AO SEU BOM FUNCIONAMENTO
  96. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FRENTE AOS RESULTADOS ESCOLARES
  97. CENÁRIO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR EM SALA DE AULA COM ÊNFASE AO COMPONENTE CURRICULAR – GEOGRAFIA/ BNCC
  98. PROGRAMA EDUCAR PRA VALER: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A EFETIVAÇÃO DA BNCC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 1º ANO NA E.M SANTA TEREZINHA
  99. POSSIBILIDADES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
  100. O CURRÍCULO DA EJA E A BNCC: ENTRE CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES
  101. A CULTURA RIBAMARENSE E AS DIRETRIZES CURRICULARES DO TERRITÓRIO MARANHENSE: POTENCIALIDADES DO TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DE ASPECTOS DA CULTURA LOCAL
  102. ANÁLISE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
  103. DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE: APLICAÇÃO A PARTIR DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
  104. CADERNO DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ROTEIRO CURRICULAR PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL COMPLEMENTAR
Se você gostou, compartilhe!
Novos Cursos Técnicos na FFI
FAÇA SUA PRÉ-MATRÍCULA NA FFI
Vestibular Agendado
Nome Completo
Nome Completo
Nome
Sobrenome
Opção sujeita a confirmação. FIque atento a seu e-mail.
Local de realização da prova?

Pular para o conteúdo