(98) 3301-3882

ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PROJETO PEDAGÓGICO

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO

 CÓDIGO DO CURSO NA INSTITUIÇÃO: FFIPG – AL001

NOME DO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CARGA HORÁRIA: 440 H

ÁREAS DE ATUAÇÃO: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

PÚBLICO ALVO:

O curso se destina aos profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, profissionais da Educação e áreas afins, assim como profissionais de diferentes especialidades, conforme seu interesse por esse processo para acompanhamento de seus próprios filhos e filhas. O curso tem como público preferencial os professores que já atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS:

Possibilitar ou ampliar conhecimentos sobre alfabetização e letramento para gestores e profissionais que atuam em supervisão e orientação pedagógica; ampliar (para professores e pais) a competência de alfabetizar e letrar em diferentes idades.

COORDENAÇÃO:

Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral

Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar

 

JUSTIFICATIVA:

 No processo de construção de conhecimento dos seres humanos, certamente existem dois pilares importantes:

o cuidado, o brincar e o desenvolver-se saudavelmente na infância, com múltiplas oportunidades de vivencias;

a alfabetização e o letramento.

Ter domínio da cultura letrada é muito importante como um direito que deve cuidadosamente ser garantido a todos, sem que se permita ter nenhum ser humano a menos, nesse processo de inclusão cultural e de expansão da cidadania. Entretanto, ao mesmo tempo em que melhor se compreende teoricamente como ocorrem os processos de aprendizagem e se tem acesso a novas teorias e metodologias que visam ajudar os professores em sua atuação na zona de desenvolvimento proximal de crianças e adultos, também se ampliam os desafios durante seu processo de construção da base alfabética e da aprendizagem, em busca de formas mais avançadas de leitura e produção de textos, num contexto de expansão das formas de comunicação em nível mundial.

A alfabetização em sentido mais restrito consiste no aprendizado das letras (alfabeto / códigos de comunicação) e de composições dos grafemas e fonemas, de acordo com o que é estabelecido nas bases linguísticas de cada idioma. No caso da Língua Portuguesa, trata-se de apreender a base alfabética. O sentido mais amplo está relacionado com a ideia de letramento e do uso social nas práticas de leitura e escrita, podendo se complementar essa ideia com a capacidade de compreensão crítica que se pode alcançar nos atos de ler e escrever diferentes tipos de textos, de diversos gêneros textuais.

O conceito letramento tem origem no inglês (literacy) e é principalmente nas duas últimas décadas do século XX que passa a ser usado no Brasil, com frequência cada vez maior, por autores como Kato (1986), Soares (2000), entre tantos outros. Para essas autoras, o fluente domínio de uma língua é decorrente do letramento, da capacidade de compreender e produzir diferentes tipos de textos, sendo o papel do professor o de orientar para que essa construção de conhecimento ocorra.

A compreensão mais ampliada é a de que alfabetizar é saber ler e escrever e letrar é analisar, comparar, pesquisar porquês das diferenças, construir regras, reescrever e ser autor de textos próprios, ou seja, considera-se alfabetizado aquele que domina a base alfabética para leitura e escrita, letrado é o que ler e produz textos de gêneros e temas diversificados.

Este Curso propõe refletir sobre o processo de aquisição da base alfabética e de práticas que potencializam a formação do leitor, verticalizando os estudos, as pesquisas e experimentos para ampliação desse conhecimento. A gestão e a rotina do professor/estudante, bem como o estudante como sujeito de direito e sujeito do currículo serão os focos principais, a partir dos quais os docentes organizarão as ementas de suas disciplinas.

O curso vai propor momentos contínuos de reflexão a partir de situações simuladas da realidade das salas de alfabetização e sobre variações de atividades sobre o mesmo tema.

 

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

O Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento será ofertado ao longo de 15 meses, com a seguinte estrutura:

Curso Carga Horária geral N°. de Disciplinas Obrigatórias Carga Horária Disciplinas Carga Horária Seminários/ Orientação de TCC Atividades Optativas
Alfabetização e Letramento 440 16 360 24 16 40

A partir do quinto mês cada estudante terá acompanhamento de um Professor Orientador. Na metodologia do curso está previsto para cada aluno:

  • receber orientações e materiais prévios a cada disciplina;
  • ter orientação de professor a partir da sexta disciplina;
  • ter mensalmente, uma vez de sexta a domingo, 16 horas de aula;
  • ter quinzenalmente 8 horas de estudos e pesquisas presenciais, a cada quinze dias;
  • ter antes de cada disciplina 6 horas de estudos prévios.

 

3.1. Disciplinas Obrigatórias

Disciplinas CH Créditos
1.      Realidade Brasileira, Globalização e a Sociedade do Conhecimento. 15 1
2.      Educação: fundamentos históricos e filosóficos 15 1
3.      Infância e Educação 30 2
4.      Psicologia aplicada à aprendizagem 30 2
5.      Arte Cênica e Alfabetização 15 1
6.      Pesquisa e Trabalho Científico 30 2
7.      Alfabetização, Oralidade e Cultura Escrita 15 1
8.      Alfabetização e Sociolinguística 30 2
9.      Alfabetização e Letramento – práxis do zero aos 8 anos de idade 15 1
10.  Estudos de Casos I – simulação de salas de alfabetização com crianças e adolescentes 30 2
11.  Educação Inclusiva 15 1
12.  Alfabetização e Tecnologias 15 1
13.  Alfabetização e Letramento ao longo da vida 15 1
14.  Estudos de Casos II – simulação de salas de alfabetização com jovens e adultos 30 2
15.  Avaliação de Aprendizagem 30 2
16.  Rotinas e Gestão de Sala de Alfabetização 30 2
Monografia 16

 

Disciplinas Optativas (a serem ofertadas de acordo com planejamento e cronograma do Curso)

Disciplina CH
Leitura e Produção de Textos 8
Ortografia e Gramática nos anos iniciais do Ensino Fundamental 8
Projetos Didáticos para Alfabetizar 8
Literatura Infantil e a Arte de Contar histórias 8
Arte Visual (desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos) 16

 

Seminários Temáticos (a serem ofertados de acordo com planejamento e cronograma do curso)

Temas CH
Professores: formação e autonomia na cidade e no campo 4
Paulo Freire e a Pedagogia da Autonomia 4
Correção de fluxo na Educação Básica 4
As novas tecnologias da educação para processos de ensino-aprendizagem 4
O Professor como profissional especializado em processos de mediação 4
O processo de aprendizagem e o ambiente escolar 4
Complexidade da escola: conflitos, impasses e possibilidades 4
Acompanhamento dos processos de aprendizagem na Escola 4
Alfabetização em casa 4

 

 

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