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MBA – Projetos Educativos e Metodologias Híbridas

O curso fornecerá informações sobre projetos educativos para o Ensino Fundamental, a partir de uma proposta atual baseada nas recentes legislações e diretrizes direcionadas à educação contemporânea e aos atuais cenários vividos no contexto das novas Revoluções Industriais e do pós-pandemia da Covid-19.

  Duração de 12 meses |   360 horas

O ambiente educacional, sem dúvida, é um dos mais impactados pelas diversas mudanças decorrentes de um mundo cada vez mais incerto. O MBA em Projetos Educativos, da FFI, está voltado para preparar professores alfabetizadores. 

Nessa perspectiva, a formação em projetos educativos tem suas bases estruturadas em um modelo de educação comprometido com a qualidade do trabalho realizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental (regular e EJA).

Assim, a formação projetos educativos problematiza a função docente e suas relações com o contexto social, de modo que estes sejam capazes de articular, com competência, os sujeitos, os recursos físicos e tecnológicos e a comunidade escolar para o alcance dos objetivos educacionais: alfabetização e fluência leitora e escritora, neste caso específico.

Este MBA contribuirá na formação dos participantes para atuarem de forma eficiente na alfabetização dos alunos, considerando aspectos pedagógicos, psicopedagógicos, culturais, cognitivos, sociais e tecnológicos, que envolvem o processo educacional nessa etapa da aprendizagem.

O curso vai além do espaço da sala de aula e dos conhecimentos técnicos sobre alfabetização, não expandindo a perspectiva profissional apenas com estudos das teorias, mas com análise de casos e experiências concretas, gerando oportunidades de novas experiências na Rede Municipal. 

Perfil do Profissional

Espera-se que os estudantes do MBA possam

  1. Compreender as questões relacionadas com projetos educativos implantados em salas de aula do EF.
  2. Ampliar conhecimentos sobre projetos educativos com temas integradores, articulando o projeto planejado com a proposta curricular correspondente ao ano do Ensino fundamental.
  3. Analisar projetos educativos implantados na escola;
  4. Conceber e divulgar materiais usando as tecnologias, de modo a serem atualizados em tempo real e acessíveis e acessados pelos estudantes;
  5. Refletir sobre a importância de desenvolver e implantar materiais antirracistas e inclusivos.

OBJETIVO GERAL: 

O MBA em Alfabetização, Letramento e Novas Tecnologias tem como objetivo principal a formação de alfabetizadores com conhecimentos atualizados sobre o tema da pós-graduação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Potencializar profissionais para atuação efetiva no Ensino Fundamental;
  2. Estimular a pesquisa aplicada no desvelamento de problemas contextualizados no que se refere ao currículo, avaliação e planejamento no EF;
  3. Desenvolver novas competências para a docência no Ensino Fundamental;
  4. Instrumentalizar para a concepção e elaboração de materiais e recursos didáticos que melhorem a aprendizagem no EF;
  5. Oferecer subsídios para a sua formação profissional como docente na Educação Básica

Professores de escolas públicas.

Este MBA está organizado em três módulos. Cada módulo é constituído por um conjunto de conteúdo ministrado em modalidade híbrida, com 40% de atividades presenciais (aulas, seminários e oficinas); 20% de atividades remotas (aulas e seminários); 40% de pesquisa de campo aplicada e produção de TCC.

Todos os docentes têm atuação prática relevante na área educacional, com foco na alfabetização.

A metodologia do curso está fundamentada na interação entre teoria e prática, com o objetivo de desenvolver nos alunos o pensamento crítico e habilitar a busca por soluções, tanto nas atividades atuais quanto futuras, construindo o conhecimento para encarar desafios presentes no exercício da profissão, em tempo real. 

O curso será desenvolvido com os três eixos do tripé institucional: ensino, pesquisa e extensão, sendo que a pesquisa aplicada integrará os eixos da pesquisa e da extensão. 

Na junção do tripé o curso proporcionará integração de conceitos e técnicas capazes de habilitar/ampliar conhecimento dos participantes na gestão de escolas.

Cada curso terá um coordenador de pesquisa para fundamentar, em formato remoto, pesquisas e TCC’s dos alunos.

Apesar de não haver uma exigência de atividades complementares, os alunos serão incentivados a participar de eventos da Faculdade (palestras e seminários), bem como em outras instituições.

O curso disponibilizará recursos de audiovisual, tais como: Data show, TV, vídeo, retroprojetor multimídia, quadro multimídia, celular, bem como material de apoio que será distribuído por meio eletrônico entre professores e alunos e/ou por grupo criado na internet com esse objetivo.

Os alunos terão acesso ao sistema acadêmico Mentor Web para acesso a informações, materiais, avaliações, diálogos com professores e, eventualmente, aulas remotas.

O curso presencial será realizado em ambiente adequado e arejado.

Seleção dos candidatos – O processo seletivo inclui duas etapas: uma pré-inscrição feita pelos profissionais que demandam o curso e a matrícula mediante análise de critérios mínimos que abrangem:

  • Ter concluído curso de graduação plena.
  • Ser gestor, efetivo e estar em exercício (preferencialmente).
  • Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso.
  • Aplicar seu aprendizado na melhoria da escola, com pesquisa e aplicação de conhecimento realizada durante o curso.

 

Documentação necessária: Curriculum Vitae resumido, Cópias do RG, CPF e do Diploma ou Certificado de Conclusão e do Histórico Escolar da Graduação; Duas cartas de Recomendação de professores ou de profissionais ligados à área de atuação do candidato.

A Coordenação do Curso entende avaliação como processo, diferente do julgamento e o medir sustentados pela concepção tradicionalista de educação, um convite/desafio, portanto, à mudança. Assim sendo, em seguida serão apresentadas as propostas de avaliação pedagógica e avaliação institucional que sustentam este curso.


Avaliação Pedagógica

As avaliações por disciplinas/componentes/atividades serão entendidas como processo, dando liberdade a cada professor de junto aos alunos estabelecer critérios de avaliação do conteúdo, utilizando principalmente uma ou mais de uma forma de avaliação, dentre as quais: provas, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, apresentação de seminários, artigos científicos e participação do aluno nas atividades acadêmicas.

Avaliação Institucional

Os alunos irão avaliar a composição e desempenho do corpo decente, em três momentos específicos, ou seja, no final do módulo I, no final do módulo II e no final do curso. Irão também avaliar a infraestrutura física e o atendimento administrativo prestado pela instituição e pela Coordenação do Curso.

A frequência (75%) será considerada na conclusão de cada disciplina através do diário de classe. Será aprovado o aluno que, além da frequência mínima mencionada e que através das avaliações a que for submetido, obtenha nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina, bem como no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Mecanismo de Gestão e Avaliação:

  • A verificação da aprendizagem escolar deve priorizar sua função constitutiva, isto é, diagnóstica, sempre na perspectiva de inclusão do aluno na direção de obter, cada vez mais, melhores resultados no processo de construção do seu aprender e do seu saber, entendido este processo enquanto ato que o sujeito exerce sobre si mesmo.
  • Os graus poderão variar de 0 (zero) a 10 (dez), aceitando-se, apenas, aproximação de décimos, ou seja, apenas de uma casa decimal. Havendo apenas uma avaliação individual, que deverá ser formal e documentada, esta será a Nota Final da disciplina/módulo.

 

O aluno será considerado aprovado se:

  • Obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades acadêmicas de cada disciplina/módulo (critério de assiduidade); e
  • A nota final que expressar o aproveitamento do processo de ensino- aprendizagem for igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina ou módulo e, inclusivamente, no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Monografia Científica (TCC) em virtude da natureza eminentemente teórica.

A monografia será realizada pelo aluno sob a orientação de um professor qualificado e integrado ao corpo docente do curso.

A monografia só poderá ser realizada após a conclusão das diferentes disciplinas.

O tema da monografia deverá, necessariamente, estar relacionado às áreas do curso, sendo o orientador vinculado à área.

A orientação metodológica da monografia obedecerá às normas trabalhadas na disciplina Metodologia Científica, observando-se os critérios oficiais adotados.

A monografia será avaliada pelo professor orientador a partir de dois vetores principais: a atualização do tema no momento atual e a revisão bibliográfica de qualidade no desenvolvimento e apresentação do trabalho.

Após a conclusão da monografia pelo aluno, uma cópia ficará arquivada na Biblioteca devidamente registada para ser consultada por todo o corpo discente dos diferentes cursos da instituição e de outras instituições, bem como pela comunidade em geral.

O TCC obedecerá ao estabelecido nas Instruções Normativas da FFI.

De acordo com as exigências da legislação educacional (Resolução CNE/CES nº 1 de 03 de abril de 2001), o aluno deverá elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso. Atendidos os requisitos do curso, será oferecido um Certificado de Pós-graduação Lato Sensu com validade nacional, emitido pela Formação Faculdade Integrada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
COORDENAÇÃO GERAL
COORDENAÇÃO DE PESQUISA
CARGA HORÁRIA TOTAL
INVESTIMENTO
Boleto
Até 12x de R$ valor
 
Cartão de Crédito
Até 12 x de R$ valor
 
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