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PERFIL INSTITUCIONAL

PDI

A Instituição Formação Faculdade Integrada (FFI) nasce associada a outra organização chamada Formação – Centro de Apoio à Educação Básica (FCAEB) também conhecido como Instituto Formação, criada em 1999 com o objetivo de trabalhar com processos formativos em espaços institucionais e de organizações sociais.

Seus fundadores são pesquisadores, professores e bacharéis atuantes em diferentes áreas (alguns de renome nacional e experiência com o desenvolvimento de projetos/programas de oferta de educação pública de qualidade), que desejaram criar um espaço autônomo de atuação no Maranhão e em outros territórios do país. Por outro lado, alguns desses pesquisadores foram motivados e mobilizados por demandas de movimentos sociais e de secretarias de educação para que apoiassem processos de formação de professores, realizassem assessoria à construção de projetos educativos de escolas e contribuíssem na organização de sistemas municipais de educação.

A história do FCAEB constitui a argamassa de conceitos e metodologias da FFI. É como se na sua origem, do tripé ensino, pesquisa e extensão – já estivessem, há 18 anos, a pesquisa e a extensão. Com a FFI, o ensino complementa o tripé que será, de forma permanente, articulado.

Para Formação Faculdade Integrada (FFI) todas as pessoas, independente de etnia, gênero e origem socioeconômica ou geográfica podem aprender, desenvolver-se e produzir conhecimento interferindo no desenvolvimento dos lugares onde vivem desde que tenham garantidas as oportunidades para esse desenvolvimento ocorrer, se não pela família ou pelo estado, pelas instituições privadas existentes na sociedade.  Com esse pensamento, quer ser uma instituição de referência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as unidades que vierem a ser implantadas.

A FFI nasce comprometida com a oferta com qualidade de educação superior contextualizada e integrada ao desenvolvimento territorial e com a missão de pesquisar, produzir, difundir e aplicar conhecimentos, articulando ensino, pesquisa, extensão e garantindo formação acadêmica e profissional orientada por preceitos e valores éticos, humanísticos, culturais e científicos.

São objetivos institucionais da FFI:

  1. consolidar seu papel no desenvolvimento humano, social e integral e no desenvolvimento econômico, em todos os níveis;
  2. ampliar seus espaços de interlocução com a sociedade, particularmente nos campos do desenvolvimento orgânico sustentável, da arte, cultura, saúde, cidadania e educação, dirigindo suas funções acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão para o atendimento a demandas de desenvolvimento humano e social;
  3. participar, em nível internacional, nacional, estadual e local, de fóruns de discussão e definição de políticas públicas no âmbito da inclusão social e da produção e difusão da ciência, da arte e da cultura, buscando estruturar e potencializar a participação discente;
  4. estabelecer parcerias com órgãos governamentais, empresas e organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de programas de interesse mútuo e de impacto social, em escalas cada vez maiores;
  5. estabelecer diálogo e parcerias com outras universidades, de âmbito nacional e internacional em busca de implantar programas de estudo, pesquisa e da aplicação da ciência em benefício da população e de seu desenvolvimento;
  6. investir em pesquisas e produção científica envolvendo docentes mais jovens com docentes mais experientes;
  7. estabelecer uma política de desenvolvimento de pessoas que considere a essencialidade dos agentes universitários e docentes para o cumprimento das atividades-fim da instituição;
  8. implementar políticas acadêmicas de integração do ensino, da pesquisa e da extensão através de programas que envolvam, de forma indissociável, a produção e a socialização do conhecimento à formação dos acadêmicos, inclusive com o fortalecimento de incubadoras de negócios na graduação;
  9. criar mecanismos que favoreçam o acesso à Universidade de grupos sociais tradicionalmente excluídos;
  10. implementar uma política de democratização dos conhecimentos científicos, culturais e tecnológicos;
  11. formar profissionais habilitados ao exercício das carreiras públicas, profissões liberais, técnico-científicas, técnico-artísticas e de magistério, bem como de trabalhos de cultura geral.
Vestibular Agendado
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