Ad – mirar a realidade significa penetrá-la, cada vez mais lucidamente, para descobrir as inter-relações verdadeiras dos fatos perceptíveis.
Paulo Freire
Em dezembro de 2013 defendi minha tese de Doutorado na USP. Ela trata da Educação para além do Horizonte do mercado e das oligarquias, pois sempre fui dedicada a encontrar soluções, via a educação, mas para além dela, nos locais mais empobrecidos, insólitos e aparentemente de pouca fertilidade. Esses ambientes me desafiam, me apaixonam, me faz ir fundo para inteiramente comprometida com quem ali vive encontrar as formas de se transformar o escasso em abundante.
Isso porque, regra geral parece ser difícil construir possibilidades de desenvolvimento social e humano em realidades onde a escassez predomina, mas compreendo ser possível!
Da mesma forma, em minha perspectiva, é difícil compreender a longevidade da pobreza em contextos potencialmente ricos! Na minha pesquisa de Doutorado, a proposta foi redirecionar o meu olhar para identificar além das causas, as possibilidades de construção de outra realidade possível na Baixada Maranhense analisando as variáveis diversificadas desse desafio.
Para a contextualização do Maranhão dispus de dados que apresentam grau de confiabilidade razoável, considerando que são as fontes produzidas pelo IBGE, IPEA, Atlas do Desenvolvimento Humano, Ministério da Educação, INEP, Ministério das Cidades e MDA. Além disso, utilizei dados da bibliografia existente impressa e virtualmente divulgada e das pesquisas que realizo na região, desde 2003, nas quais foram coletadas informações de caráter quantitativo e qualitativo, que ampliam a compreensão dessa realidade.
A escolha da Baixada Maranhense onde a pesquisa de campo foi realizada foi fundamentada em dados empíricos, de caráter histórico – social e também pedagógico, com o entendimento de que nessa região concentram-se municípios mais antigos, fundados no século XVII, convivendo com municípios mais novos, criados a partir de 1994 em um contexto de escassez que se alicerça nos históricos vazios de políticas estruturantes voltadas para as camadas mais empobrecidas da população ali nascida.
Ao longo da pesquisa tentei abstrair do concreto essa realidade cruzando-a com alguns projetos de educação e desenvolvimento territorial materializados na última década, por meio de um conjunto de sujeitos endógenos e exógenos que optaram politicamente por ali agirem, atuarem. Por isso mesmo, apesar do resgate de reflexões e dados mais remotos que faço, pela necessidade de compreensão da realidade apreendida, o tempo histórico em que essa realidade foi mais intensamente ad-mirada situa-se no período de 2000 a 2010, com incidência nos dias atuais.