PROJETO PEDAGÓGICO
ÁREA DE CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO
CÓDIGO DO CURSO NA INSTITUIÇÃO: FFIPG – AL001
NOME DO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
CARGA HORÁRIA: 440 H
ÁREAS DE ATUAÇÃO: Educação Infantil e Ensino Fundamental.
PÚBLICO ALVO:
O curso se destina aos profissionais graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, profissionais da Educação e áreas afins, assim como profissionais de diferentes especialidades, conforme seu interesse por esse processo para acompanhamento de seus próprios filhos e filhas. O curso tem como público preferencial os professores que já atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS:
Possibilitar ou ampliar conhecimentos sobre alfabetização e letramento para gestores e profissionais que atuam em supervisão e orientação pedagógica; ampliar (para professores e pais) a competência de alfabetizar e letrar em diferentes idades.
COORDENAÇÃO:
Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral
Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar
JUSTIFICATIVA:
No processo de construção de conhecimento dos seres humanos, certamente existem dois pilares importantes:
o cuidado, o brincar e o desenvolver-se saudavelmente na infância, com múltiplas oportunidades de vivencias;
a alfabetização e o letramento.
Ter domínio da cultura letrada é muito importante como um direito que deve cuidadosamente ser garantido a todos, sem que se permita ter nenhum ser humano a menos, nesse processo de inclusão cultural e de expansão da cidadania. Entretanto, ao mesmo tempo em que melhor se compreende teoricamente como ocorrem os processos de aprendizagem e se tem acesso a novas teorias e metodologias que visam ajudar os professores em sua atuação na zona de desenvolvimento proximal de crianças e adultos, também se ampliam os desafios durante seu processo de construção da base alfabética e da aprendizagem, em busca de formas mais avançadas de leitura e produção de textos, num contexto de expansão das formas de comunicação em nível mundial.
A alfabetização em sentido mais restrito consiste no aprendizado das letras (alfabeto / códigos de comunicação) e de composições dos grafemas e fonemas, de acordo com o que é estabelecido nas bases linguísticas de cada idioma. No caso da Língua Portuguesa, trata-se de apreender a base alfabética. O sentido mais amplo está relacionado com a ideia de letramento e do uso social nas práticas de leitura e escrita, podendo se complementar essa ideia com a capacidade de compreensão crítica que se pode alcançar nos atos de ler e escrever diferentes tipos de textos, de diversos gêneros textuais.
O conceito letramento tem origem no inglês (literacy) e é principalmente nas duas últimas décadas do século XX que passa a ser usado no Brasil, com frequência cada vez maior, por autores como Kato (1986), Soares (2000), entre tantos outros. Para essas autoras, o fluente domínio de uma língua é decorrente do letramento, da capacidade de compreender e produzir diferentes tipos de textos, sendo o papel do professor o de orientar para que essa construção de conhecimento ocorra.
A compreensão mais ampliada é a de que alfabetizar é saber ler e escrever e letrar é analisar, comparar, pesquisar porquês das diferenças, construir regras, reescrever e ser autor de textos próprios, ou seja, considera-se alfabetizado aquele que domina a base alfabética para leitura e escrita, letrado é o que ler e produz textos de gêneros e temas diversificados.
Este Curso propõe refletir sobre o processo de aquisição da base alfabética e de práticas que potencializam a formação do leitor, verticalizando os estudos, as pesquisas e experimentos para ampliação desse conhecimento. A gestão e a rotina do professor/estudante, bem como o estudante como sujeito de direito e sujeito do currículo serão os focos principais, a partir dos quais os docentes organizarão as ementas de suas disciplinas.
O curso vai propor momentos contínuos de reflexão a partir de situações simuladas da realidade das salas de alfabetização e sobre variações de atividades sobre o mesmo tema.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento será ofertado ao longo de 15 meses, com a seguinte estrutura:
Curso | Carga Horária geral | N°. de Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Disciplinas | Carga Horária Seminários/ | Orientação de TCC | Atividades Optativas |
Alfabetização e Letramento | 440 | 16 | 360 | 24 | 16 | 40 |
A partir do quinto mês cada estudante terá acompanhamento de um Professor Orientador. Na metodologia do curso está previsto para cada aluno:
- receber orientações e materiais prévios a cada disciplina;
- ter orientação de professor a partir da sexta disciplina;
- ter mensalmente, uma vez de sexta a domingo, 16 horas de aula;
- ter quinzenalmente 8 horas de estudos e pesquisas presenciais, a cada quinze dias;
- ter antes de cada disciplina 6 horas de estudos prévios.
3.1. Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas | CH | Créditos |
1. Realidade Brasileira, Globalização e a Sociedade do Conhecimento. | 15 | 1 |
2. Educação: fundamentos históricos e filosóficos | 15 | 1 |
3. Infância e Educação | 30 | 2 |
4. Psicologia aplicada à aprendizagem | 30 | 2 |
5. Arte Cênica e Alfabetização | 15 | 1 |
6. Pesquisa e Trabalho Científico | 30 | 2 |
7. Alfabetização, Oralidade e Cultura Escrita | 15 | 1 |
8. Alfabetização e Sociolinguística | 30 | 2 |
9. Alfabetização e Letramento – práxis do zero aos 8 anos de idade | 15 | 1 |
10. Estudos de Casos I – simulação de salas de alfabetização com crianças e adolescentes | 30 | 2 |
11. Educação Inclusiva | 15 | 1 |
12. Alfabetização e Tecnologias | 15 | 1 |
13. Alfabetização e Letramento ao longo da vida | 15 | 1 |
14. Estudos de Casos II – simulação de salas de alfabetização com jovens e adultos | 30 | 2 |
15. Avaliação de Aprendizagem | 30 | 2 |
16. Rotinas e Gestão de Sala de Alfabetização | 30 | 2 |
Monografia | 16 |
Disciplinas Optativas (a serem ofertadas de acordo com planejamento e cronograma do Curso)
Disciplina | CH |
Leitura e Produção de Textos | 8 |
Ortografia e Gramática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | 8 |
Projetos Didáticos para Alfabetizar | 8 |
Literatura Infantil e a Arte de Contar histórias | 8 |
Arte Visual (desenho, pintura, colagem, escultura, gravura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, histórias em quadrinhos) | 16 |
Seminários Temáticos (a serem ofertados de acordo com planejamento e cronograma do curso)
Temas | CH |
Professores: formação e autonomia na cidade e no campo | 4 |
Paulo Freire e a Pedagogia da Autonomia | 4 |
Correção de fluxo na Educação Básica | 4 |
As novas tecnologias da educação para processos de ensino-aprendizagem | 4 |
O Professor como profissional especializado em processos de mediação | 4 |
O processo de aprendizagem e o ambiente escolar | 4 |
Complexidade da escola: conflitos, impasses e possibilidades | 4 |
Acompanhamento dos processos de aprendizagem na Escola | 4 |
Alfabetização em casa | 4 |